Sou colaboradora na RTP desde Janeiro deste ano, de forma ininterrupta, muito embora tenha colaborado em projectos pontuais nos últimos anos. Na RTP há falsos recibos verdes com contratos de prestação de serviços até 1 ano, como é o meu caso, neste momento, com contrato válido até Outubro de 2017. De resto, há colaboradores nesta situação há seis anos (por exemplo).
Na RTP esta situação é transversal, ou seja, abrange todas as áreas: desde a Produção a Conteúdos, Informação, Planeamento de Emissão, etc., ou seja, desde as áreas mais inconstantes e com função mais ou menos intermitentes até às áreas como o Planeamento Operacional de Emissão, de serviço constante e horários absolutamente inflexível (assim o exige o próprio trabalho).
Tenho a informação que seremos, só na RTP, cerca de 600 colaboradores nestas condições: recebemos uma remuneração fixa por mês e cumprimos horários. Somos obrigados a ter um seguro de trabalho (contratado por nós) e não podemos estacionar o carro, sequer, dentro das instalações.