Quem somos

A plataforma Precários do Estado foi lançada em Dezembro de 2016, com o objectivo de lutar pela integração de todos os trabalhadores precários do Estado. O texto que apresenta a plataforma é uma exigência clara e foi aberto à subscrição por todas as pessoas que, como nós, defendem o fim da precariedade em todos os sectores e níveis da Administração Pública.

O impulso inicial foi dado pela Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis e vários grupos de trabalhadores precários do Estado: Associação dos Profissionais do Regime de Amas, Movimento dos Precários do Centro Hospitalar do Oeste, Estagiários PEPAC da Casa Pia de Lisboa e Grupo dos Docentes Precários do Instituto Politécnico do Porto. Várias pessoas e grupos se vêm juntando e participam nas actividades da plataforma. Além de muitas pessoas em situação precária nas mais variadas funções públicas, participam, entre outras, a Rede de Investigadores Contra a Precariedade Científica, o Grupo de Bolseiros BGCT, os Estagiários PEPAC ou a Associação Portuguesa de Formadores.

A plataforma é um espaço aberto de encontro das várias situações de precariedade no Estado. Somos pessoas e organizações que se unem para exigir que o processo extraordinário de regularização inclua todas as situações de precariedade. Sabemos que a nossa mobilização e organização é essencial, que não podemos ficar à espera. Procuramos dar voz a todas as situações concretas e às suas preocupações específicas. E, em nome de todos, lutar para que ninguém fique fora deste processo. Para acabar finalmente com a vergonha da precariedade no Estado, garantir direitos e defender os serviços públicos. Ninguém fica para trás!